Maniba - Movimento de Alma Nacional Independente Brasileira Alimentar
Nossos cinco chefs embaixadores e seus pupilos: Morena Leite (Nordeste), Janaina Rueda (Sudeste), Manu Buffara (Sul), Paulo Machado (Centro-Oeste) e Saulo Jennings (Norte) abrem os braços para desenvolver cardápios que levarão nossos sabores e técnicas gastronômicas nas embaixadas .
É hora da gente voltar para o mundo, alimentar os povos mais distantes e dizer: “Vocês estão dentro de nós, porque o Brasil é o mundo inteiro!”
Por meio das Embaixadas, nos cinco continentes iremos valorizar a culinária brasileira através de técnicas genuínas , da variedade e da versatilidade dos nossos ingredientes, além de propagar a cultura , incentivar os produtores locais, explorar sabores tipicamente regionais, respeitar a biodiversidade e comércio justo.
Já os Pupilos realizarão residências gastronômicas nas embaixadas. Ao final do período de intercâmbio de experiências, os chefs-embaixadores se juntarão aos respectivos pupilos em cada país para atividades de promoção da culinária nacional.
Formação em Gastronomia Social e Sustentável
O projeto de Formação em Gastronomia Social e Sustentável visa oferecer para pessoas em situação de vulnerabilidade uma formação profissional de excelência na área de gastronomia.
Ao longo desses 12 anos já formamos 1.500 alunos em várias unidades do Brasil.
A metodologia de trabalho prevê a atuação do Instituto como CONECTOR: de pessoas, histórias, experiências, saberes e realidades, como uma forma de promover trocas enriquecedoras que permitam ampliar a visão de mundo, os horizontes e contribuir para a superação da condição de vulnerabilidade.
A formação não trabalha a gastronomia com um fim em si mesma, mas parte de sua democratização como ferramenta de mobilidade social, contribuindo para a geração de renda, o emprego digno e para a superação dos grandes desafios que essa população enfrenta.