No último fim de semana, a Praça da Bandeira, localizada ao fim da Passarela da Cultura em Porto Seguro, foi o cenário para o encerramento do Festival Gastronômico Raízes. O evento, que aconteceu ao longo de quase um mês em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, celebrou a brasilidade através da culinária.

Durante os dois dias de encerramento do festival, os participantes puderam apreciar uma variedade de pratos preparados com ingredientes típicos da região e o circuito incluiu uma Praça de Alimentação e apresentações culturais e musicais, como a do cantor Saan Vagner, que animou o público presente.

No sábado, dia 27, foram anunciados os restaurantes ganhadores, no Prato Principal: Rio da Barra (Trancoso); Drink: Ro.za Bistrô (Arraial); Lanche: Crepe de Caraíva (Caraiva); Petisco: Gallo Deck (Porto Seguro); Pizza: Fornalha (Porto Seguro) e na Sobremesa: Allegria (Trancoso).

A programação contou com diversas atividades, incluindo aulas e degustações no espaço assinado pelo Senac. Finalizando o festival, foi a vez do Instrutor Joaldo Farias e da renomada Chef Morena Leite, acompanhada dos alunos do Instituto Capim Santo, fazerem o prato para os convidados. Morena Leite preparou um cardápio com mini acarajé com vatapá de algas e vinagrete de abacaxi, farofa de caranguejo com purê de banana da terra e bolinho de caju e passas com calda de rapadura.

MÉRITO RECONHECIDO
O prefeito, Jânio Natal, acompanhado de seu vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa, aproveitou para entregar a medalha 22 de Abril à chefe Morena Leite, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura gastronômica brasileira e da Terra Mãe. “O Festival Raízes é de extrema importância para Porto Seguro, pois além de fomentar o ramo de alimentação e turismo gastronômico, também valoriza a cultura local. É uma honra para nossa cidade ter uma filha com um talento tão renomado e reconhecido no Brasil e no mundo como da chefe Morena Leite”, destacou o prefeito, Jânio Natal, ao conferir a honraria à chefe.

Nascida em Trancoso, Morena Leite, uma das grandes expoentes da culinária brasileira, formou-se na Le CordonBleu como Chef de Cozinha e Confeitaria e voltou para o Brasil com a missão de divulgar o país através da gastronomia, usando a técnica francesa para valorizar os ingredientes brasileiros, mas tendo como seu principal ingrediente o afeto e a valorização de sua equipe, em 2010 fundou o Instituto Capim Santo, com o lema de conhecer, conectar e compartilhar, o Instituto forma pessoas em vulnerabilidade social na área da gastronomia, e atualmente já conta com 7.500 alunos certificados em 3 estados do Brasil.

O Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro foi uma realização da Abrasel em parceria com o Sebrae, Senac e a Prefeitura de Porto Seguro; patrocínio da Frisa, Estrella Galícia, Campari, Monster Energy, Coca-Cola e o apoio Institucional da Tv Santa Cruz, Sindescobrimento e ABIH.