SHOPTIME PATROCINA PROJETO “COZINHA DO AMANHÔ NA ROCINHA

Marca é a primeira patrocinadora da iniciativa do Instituto Capim Santo no Rio de Janeiro, que busca apoiar a transformação social por meio da gastronomia inclusiva, sustentável e democrática.

O Shoptime, marca que é referência no universo de casa, acaba de anunciar seu patrocínio ao projeto de gastronomia social e sustentável Cozinha do Amanhã, do Instituto Capim Santo. Durante o incentivo, o Shoptime vai patrocinar uma das turmas da iniciativa na Rocinha, a favela mais populosa do país, localizada no Rio de Janeiro. Entre abril e setembro deste ano, o patrocínio beneficiará os moradores da comunidade com cursos gratuitos de formação técnica em cozinha, pagamento dos custos de insumos, professores, uniforme, formatura, estrutura física, entre outros. O patrocínio do Shoptime é o primeiro que a ONG recebe no Rio de Janeiro.

Fundado pela chef Morena Leite, o projeto Cozinha do Amanhã tem por objetivos a educação profissionalizante, a sustentabilidade e a democratização da gastronomia. Nele, são realizadas diversas ações sociais, como os cursos profissionalizantes para pessoas em situação de vulnerabilidade, e distribuição de quentinhas, de modo a aproximar a comunidade com o mundo da gastronomia, capacitando os moradores das comunidades e praticando uma gastronomia inclusiva e sustentável. 

Atualmente, o Instituto Capim Santo conta com cinco unidades que atuam em São Paulo, Barra do Sahy, Rio de Janeiro, Trancoso e Itacaré. Além dos cursos de capacitação, a ONG também promove ação social com produção e distribuição de refeições prontas. Conforme o perfil demográfico da região, a maioria dos alunos do projeto Cozinha do Amanhã tem entre 19 e 30 anos (50%), renda familiar entre R$ 1.000,00 e R$ 2.500,00 (73%), não tem emprego fixo (66,7%) e é do gênero feminino (86,7%). Ao conectar pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social por meio da democratização da gastronomia, a ONG consegue promover a mobilidade social.

O apoio do Shoptime à iniciativa faz parte da estratégia da marca de reforçar seu propósito e posicionamento no universo de casa e cozinha. “O Shoptime é referência em casa e nosso público é majoritariamente feminino. Por isso, incentivar a autonomia financeira das mulheres, que muitas vezes são as principais provedoras do lar, faz todo sentido para a marca. Mais do que simplesmente entrar com apoio financeiro, queremos entrar de cabeça com o Instituto Capim Santo e nos tornarmos conectores também”, afirma Vitor Monte, head de Marketing do Shoptime. Ainda durante o período de patrocínio à ONG, os alunos e professores do Cozinha do Amanhã também ganharão visibilidade nos canais do Shoptime, compartilhando receitas, dicas e histórias transformadoras da educação em gastronomia inclusiva e democrática. 

O patrocínio ao projeto Cozinha do Amanhã está em linha com o compromisso da Americanas S.A., companhia que o Shoptime faz parte, com a Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A parceria fortalece os ODS 4, 8 e 10, prioritários da companhia, que têm como objetivo promover educação de qualidade, trabalho decente, crescimento econômico e redução das desigualdades.

“Estamos muito felizes com a parceria junto ao Instituto Capim Santo. O patrocínio ao projeto faz parte da nossa estratégia ESG, que prioriza a geração de impacto social positivo e transformador. Assim, podemos apoiar o desenvolvimento de projetos variados em sinergia com a identidade das marcas da Americanas S.A.”, explica Mariana Araújo, coordenadora de sustentabilidade da Americanas S.A.. 

“O ICS, ao longo de mais de 12 anos vem impactando na vida de jovens que buscam na gastronomia a oportunidade de transformar suas vidas. Já são mais de 1500 jovens formados e cerca de 80% já são absorvidos pelo mercado de trabalho. A cozinha escola da Rocinha foi a última aberta e desde setembro de 2021 temos feito oficinas com pessoas da comunidade, mas sem um patrocinador que compartilhasse do nosso conceito de uma gastronomia social, sustentável e democrática, nossas ações, acabavam limitada! Ter o Shoptime como nossa primeira patrocinadora, além de aumentar as oportunidades que podemos levar as pessoas em vulnerabilidade, nos traz a certeza de estarmos próximo de uma marca que pensa em fazer a diferença no mundo” enfatiza Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim Santo.