Instituto Capim Santo, fundado pela chef Morena Leite, reúne empresários e famosos em jantar beneficente

Por meio de um leilão, o evento arrecadou fundos para o Instituto Capim Santo, que na marca dos 14 anos, já formou mais de 7.500 alunos em gastronomia sustentável pelo Brasil

Créditos: Stephan Solon

Chef Morena Leite, fundadora do Instituto Capim Santo e Kamyar Abrarpour, proprietário da By Kamy, uma das maiores empresas de tapeçaria do Brasil, se reuniram com convidados para um jantar especial Cozinha: Maçaneta para o mundo, nesta terça-feira (20), em prol da democratização da educação em gastronomia. O evento aconteceu no Solar Fábio Prado, em São Paulo, e contou com a presença do Presidente do Instituto Capim Santo, Luccio Oliveira; da Diretora Executiva, Mariana Fragoso, além de celebridades como Mariana Ximenes, Sarah Oliveira e Bruno Fagundes, como mestre de cerimônia.

Imagem 1: Mariana Ximenes, Morena, Sarah Oliveira e Francesca Alzati   

Imagem 2: Luccio Oliveira (Instituto Capim Santo), Mariana Ximenes, Bruno Fagundes e Mariana Fragoso (Instituto Capim Santo)

O menu celebrou o encontro entre a gastronomia brasileira e a persa, com destaque para Kashik Bademnjan, Consomé de Frutos do Mar, Fesenjan de Frango com purê sedoso de grão de bico e azeite verde. 

Na marca dos 14 anos do Instituto Capim Santo, foi realizado um leilão para arrecadar fundos para a organização. Foram leiloados itens como jantar para quatro pessoas no Bistrot du Quartier, o novo restaurante do chef Claude Troisgros; diárias para casal em pousadas e hoteis de luxo, como o Hotel Fasano, em cidades da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; itens de Décor & Design do Atelier Hugo França e Hideko Honma; além de artes visuais e fotografias assinadas por Kamy Verde, Tuca Reinés, entre outros artistas.

Criada em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Seu principal programa, o curso “Cozinha do Amanhã”, oferece formação profissional de excelência na área de gastronomia, incluindo conceitos sustentáveis, como por exemplo: o uso integral dos alimentos, valor nutricional e ingredientes locais.

A organização já formou mais de 7.500 alunos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Itacaré (BA), Trancoso (BA) e Salvador (BA). Destes, 80% seguem carreiras na área da gastronomia, seja como funcionários ou até mesmo como empreendedores.

Sobre o Instituto Capim Santo

Criada em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Trancoso, Salvador e Itacaré, com dois grandes projetos, Cozinha do Amanhã e Pare com a Fome, a organização já formou mais de 7500 alunos na área da gastronomia social e sustentável, que considera a identidade brasileira na gastronomia, o valor nutricional dos alimentos, o combate ao desperdício, o diálogo com pequenos produtores, entre outros pilares. Também atua em rede com ONGs parceiras para mitigar a fome, onde já distribuiu mais de 850 mil marmitas.

Para saber mais, acesse www.institutocapimsanto.org.br

Assessoria de Imprensa do Instituto Capim Santo

Beatriz Mazzei | [email protected] | (11) 97616-0953

Mariela Rodrigues | [email protected] | (13) 98177-9898