GASTRONOMIA SOCIAL

Chefs ligados à gastronomia social irão ministrar quatro oficinas gratuitas, com 20 vagas cada, unindo cuscuz paulista à cozinha modernista nos dias 20 e 27 de março e 2 e 9 de abril, na Vila Itororó, Centro, às 11h.

As inscrições para as oficinas de Gastronomia Modernista com foco no aproveitamento integral dos alimentos foram abertas na última quinta-feira (17). Uma parceria das secretarias municipais de Cultura (SMC) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), por meio do Observatório da Gastronomia, o evento homenageia o Centenário da Semana de Arte Moderna 22 destacando à gastronomia, exaltando-a como forma de arte e peça para construção da identidade culinária paulista e como forma de inclusão social.

Os chefs escolhidos foram Diego Santos, da Gastromotiva (20/03), Edson Leite, da Gastronomia Periférica (27/03), Tia Nice, com participação de seu filho Thiago Vinícius, da Agência Solano Trindade e do Restaurante Organicamente Rango (02/04), e Morena Leite, do Instituto Capim Santo (09/04). Os quatro profissionais estão ligados à gastronomia social e aspiram a inclusão social por meio do alimento, tendo a liberdade de criar a própria versão do cuscuz paulista.

É por ser um prato tipicamente paulista e constantemente reinventado que o cuscuz paulista foi eleito por Paulo Duarte, importante pensador que se debruçou sobre a constituição de uma culinária nacional e moderna: um prato verdadeiramente modernista. Para o escritor, tal prato seria aquele que pudesse ser reinventado por meio de técnicas modernas, o “esmerilhamento da técnica”, como defendia. Assim, inspirados pela teoria modernista da gastronomia, nossos chefs e restaurantes convidados apresentam versões clássicas e releituras.

VEJA A RECEITA