As organizações se unem para levar educação profissional gratuita para diversos bairros da cidade, sobretudo nas periferias. As inscrições estão abertas para cursos de feijoada, comida de boteco, marmita, entre outras modalidades.
O mercado de gastronomia está em ascensão. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) estima que o faturamento do setor chegue a R$ 428 bilhões até o final de 2024, o que representa um crescimento em relação ao ano anterior. Além disso, o ramo de bares e restaurantes criaram cerca de 70 mil novos empregos no último trimestre de 2024.
Com o cenário promissor para novos profissionais, a Fundação Paulistana, em parceria com o Instituto Capim Santo, tem como objetivo levar oportunidade de formação para diversas regiões da cidade de São Paulo, sobretudo nas periferias, que concentram maior índice de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Juntas, as organizações oferecem diversas modalidades de formação no “Cozinha Escola”, programa gratuito de qualificação profissional na área de gastronomia, com foco em geração de renda, trabalho e empreendedorismo.
É possível se inscrever para oficina de Feijoada, que ensina como preparar o prato, desde os cortes bovinos até os acompanhamentos; Massas e Molhos, explica técnicas para fazer massas e diferentes tipos de molhos; Produção de Marmitas, leva todo o conhecimento de como cozinhar, montar, congelar, aquecer e até precificar marmitas para a venda; Panificação, nessa oficina, o aluno aprende a fazer desde a massa até os diferentes recheios e técnicas; Cozinha Profissional, no qual se ensina habilidades técnicas e comportamentais que permitem a atuação no mercado de trabalho, como auxiliar ou ajudante de cozinha em restaurantes profissionais; Comida de Boteco, uma imersão nos clássicos da gastronomia de boteco, como dadinho de tapioca, pastel, torresmo, entre outros. E por fim, com o Natal e Ano Novo chegando, também está disponível a Oficina de Comida de Final de Ano.
Os cursos são de duração rápida, de 8 horas (um dia) a 60 horas e oferecem certificação ao final. Contamos também com a parceria do Instituto Baccarelli, que faz gestão de 12 CEUs, alcançando mais regiões da cidade de São Paulo. As aulas ocorrem em datas diferentes até o fim do ano em CEUs da capital (Zona Norte, Sul, Leste, Oeste), tais como: Vila Alpina / Vila Prudente, Carrão / Tatuapé, Campo Limpo, São Pedro / José Bonifácio, São Miguel, Aricanduva, Taipas, Tremembé, Parque Novo Mundo, Heliópolis, Perus, Navegantes, Parelheiros e Freguesia do Ó. As inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades, ou pelo link: https://forms.gle/BhvcYjFo8owo9tJN8.
“A Fundação Paulistana tem como missão oferecer oportunidades de qualificação que possam transformar a vida das pessoas. O curso Cozinha Escola é um exemplo disso, proporcionando, de forma gratuita, um aprendizado técnico em gastronomia que vai além da teoria, preparando os participantes para atuar em um mercado de trabalho em constante crescimento. A parceria com o Instituto Capim Santo fortalece essa iniciativa, ampliando o acesso ao conhecimento e promovendo a inclusão social e profissional por meio da educação.” Diogo Telles, Diretor Geral da Fundação Paulistana.
“A democratização da educação em gastronomia é muito importante. Além de aprender a cozinhar em casa, com suas famílias, essas pessoas terão acesso a um conhecimento técnico de qualidade, de forma gratuita, com possibilidade de certificação. Isso abre portas para a inserção no mercado de trabalho, que está cada dia mais aquecido nessa área”, conta Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim Santo.
“Nosso objetivo sempre foi e sempre será de criar oportunidades para quem mais precisa”, afirma Edilson Ventureli, CEO do Instituto Baccarelli. “A educação é uma poderosa ferramenta de transformação social, e o Cozinha Escola tem um potencial gigantesco de mudar a vida de muitas pessoas e muitas famílias nos territórios atendidos pelas unidades.”
Na marca dos 14 anos, o Instituto Capim é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Seu principal programa, o curso “Cozinha do Amanhã”, oferece formação profissional de excelência na área de gastronomia, incluindo conceitos sustentáveis, que considera o uso integral dos alimentos, valor nutricional e ingredientes locais.
A organização já formou mais de 8 mil alunos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Itacaré (BA), Trancoso (BA) e Salvador (BA). A parceria com a Fundação Paulistana, para a viabilidade de cursos nos CEUs de São Paulo, garante a possibilidade de chegar em diversos bairros da cidade e alcançar ainda mais pessoas com formações mais rápidas que engrandecem o currículo e oferecem conhecimento para o mercado de trabalho, abrindo portas para a obtenção de renda.
Assessoria de Imprensa do Instituto Capim Santo
Beatriz Mazzei | [email protected] | (11) 97616-0953 Mariela Rodrigues | [email protected] | (13) 98177-989