Project Description


Programa Cozinha Escola
O Programa Cozinha Escola da Fundação Paulistana é uma qualificação gratuita na área da gastronomia.
Com foco na geração de renda, o Cozinha Escola explora as oportunidades da gastronomia enquanto importante ferramenta de reinserção social e econômica. É por meio das qualificações que o cidadão aprende conceitos ligados às boas práticas de manipulação de alimentos, combate ao desperdício, consumo consciente, sustentabilidade, Mundo do Trabalho e técnicas culinárias, além de encontrar ambiente propício para o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais que o permitam gerar renda de forma autônoma ou conquistar uma vaga no mercado de trabalho.
As qualificações são gratuitas e vão acontecer em 16 Centros Educacionais Unificados (CEUs) espalhados nas 4 macrorregiões de São Paulo.
As qualificações também poderão acontecer em cozinhas localizadas em outros equipamentos públicos e/ou em entidades credenciadas junto à Fundação Paulistana.
CEUs participantes: Aricanduva, Inácio Monteiro, Parque Veredas, Quinta do Sol, Jaguaré, Uirapuru, Anhanguera, Campo Limpo, Paz, Pêra Marmelo, Perus, Vl. Atlântica, Vila do Sol, Navegantes, Heliópolis e Parelheiros.
Todas as qualificações oferecidas no âmbito do Cozinha Escola são gratuitas. As aulas são ministradas por profissionais capacitados, no formato presencial e acontecem em cozinhas situadas em equipamentos públicos ou de entidades credenciadas junto à Fundação Paulistana.
Objetivos do Programa

– Fomentar a autonomia do cidadão com foco na reinserção social e econômica, através da qualificação profissional, geração de renda, emprego e estímulo ao empreendedorismo gastronômico;
– Estimular a formalização e impulsionar o acesso ao mercado;
– Fomentar a conexão com outras iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico;

– Incentivar a preparação dos alimentos, de maneira a promover uma cultura de consumo consciente e sustentável, contribuindo com a diminuição do desperdício e aproveitamento integral dos alimentos;
– Fomentar o empreendedorismo, em suas diversas formas, dentro da cadeia gastronômica;

– Priorizar o uso de alimentos frescos, saudáveis e orgânicos nas preparações;
– Fortalecer a gastronomia no Município enquanto instrumento de promoção de segurança alimentar e nutricional, da cultura, de solidariedade, de geração de renda, de inclusão produtiva e de desenvolvimento local.
DEPOIMENTOS
Cursos e Oficinas com inscrições abertas